quarta-feira, 29 de abril de 2009

II Encontro Metropolitano de Educação Ambiental Martim Pescador


O segundo encontro metropolitano de educação ambiental foi um sucesso. Diferentes atores que protagonizam a educação ambiental gaúcha e nacional debateram vários temas durante os dias 23 e 25 de abril, em São Leopoldo. A organização ficou por conta do Instituto Martim Pescador, Projeto Apoema e Unisinos.
A Secretaria de Justiça esteve representada pela Faders, através da área técnica da educação. Além de coordenar a mesa sobre “Educação Ambiental Popular”, a Faders organizou uma oficina sobre diversidade.
O evento também marcou a adesão oficial da Faders na Rede Gaúcha de Educação Ambiental Integrada (REAGI).
Conforme Jorge Amaro, Assessor Técnico de Educação da Faders, “nossa participação esteve centrada no fortalecimento e articulação da educação ambiental e a inclusão. Estamos consolidando nosso papel institucional e assumindo um papel de enfrentamento a degradação ambiental”.
A educação ambiental no Brasil já está consolidada como ação educativa e como tema de pesquisa. No entanto, problematizar a abordagem “ambiental” da educação contribui para seu aprofundamento teórico-metodológico, contribuindo para que tanto a ação educativa quanto a pesquisa fundamentem-se em princípios cada vez mais sólidos. Iniciemos esta problematização refletindo sobre a educação ambiental, antes de tudo, como educação.
A educação ambiental para a sustentabilidade, capaz de atuar na formação de sujeitos sociais críticos, participativos, se pauta pela construção de uma sociedade em que a sustentabilidade seja entendida também como democracia, eqüidade, justiça, autonomia e emancipação. Isso significa superar a idéia, muito presente nas propostas de educação ambiental, que tem como objetivo a “mudança de comportamento” dos sujeitos em busca de comportamentos considerados ambientalmente corretos.
O evento ofereceu palestras com Genebaldo Freire Dias, da Universidade Católica de Brasília - uma referencia nacional e internacional na área da Educação Ambiental e que esteve presente na primeira edição do evento; com o professor e escritor Valdo Barcelos, da Universidade Federal de Santa Maria, que fez o lançamento de duas obras sobre Educação Ambiental.
Tiveram, ainda, atividades culturais com exposições de objetos artísticos com reaproveitamento de materiais, da artista Maria Helena Bueno, de NH, e de alguns materiais pedagógicos construídos com sucata, do Projeto Apoema, e também uma apresentação do Centro de Vivências Redentora, de Novo Hamburgo, com alguns trechos do espetáculo “Humágua”, coordenado pela professora e coreógrafa Carla Regina Macedo e a apresentação do Músico Mauro Harff.
Jorge Amaro coordenou a mesa temática “Educação Ambiental Popular” que teve como painelistas Isabel Carvalho, psicóloga, doutora em educação, autora de livros e artigos sobre ambiente, sociedade e educação e José Matarezi, oceanólogo, especialista em educação ambiental, comunitária e gestão participativa.
Na foto, Miriam Garica, Jorge Amaro e Clarissa Beleza e a professora Solange Guimarães da UNESP (Universidade Estadual Paulista).

sábado, 4 de abril de 2009

Livros de Paulo Freire desbloqueados para impressão



Preciosidades da obra de Paulo Freire desbloqueadas pra impressão/download nosite. São livros importantíssimos de um pensador brasileiro comprometidoprofundamente com as causas sociais. O material é inovador, criativo,original e tem importância histórica inédita.


Paulo Freire (Recife, 19 de setembro de 1921São Paulo, 2 de maio de 1997) foi um educador brasileiro. Destacou-se por seu trabalho na área da educação popular, voltada tanto para a escolarização como para a formação da consciência. É considerado um dos pensadores mais notáveis na história da pedagogia mundial, tendo influenciado o movimento chamado pedagogia crítica.


Acesse os livros:
http://www.ac.gov.br/bibliotecadafloresta/biblioteca/index.php?option=com_content&task=view&id=638&Itemid=128.


- A importância do ato de ler
<http://www.bibliotecadafloresta.ac.gov.br/biblioteca/LIVROS_PAULO_FREIRE/A_importancia_do_ato_de_ler.pdf>


- Ação Cultural para aLiberdade
<http://www.bibliotecadafloresta.ac.gov.br/biblioteca/LIVROS_PAULO_FREIRE/Acao_Cultural_para_a_Liberdade.pdf>


- Extensão ou Comunicação
<http://www.bibliotecadafloresta.ac.gov.br/biblioteca/LIVROS_PAULO_FREIRE/Extensao_ou_Comunicacao1.pdf>


- Medo e Ousadia
<http://www.bibliotecadafloresta.ac.gov.br/biblioteca/LIVROS_PAULO_FREIRE/MedoeOusadia.pdf>


- Pedagogia da Autonomia
<http://www.bibliotecadafloresta.ac.gov.br/biblioteca/LIVROS_PAULO_FREIRE/PedagogiadaAutonomia-P%5B1%5D.Freire.pdf>


- Pedagogia da Autonomia
<http://www.bibliotecadafloresta.ac.gov.br/biblioteca/LIVROS_PAULO_FREIRE/PedagogiadaAutonomia-P%5B1%5D.Freire.pdf>


- Pedagogia da Indignação
<http://www.bibliotecadafloresta.ac.gov.br/biblioteca/LIVROS_PAULO_FREIRE/PedagogiadaIndignacao-P%5B1%5D.Freire.pdf>


- Pedagogia do Oprimido
<http://www.bibliotecadafloresta.ac.gov.br/biblioteca/LIVROS_PAULO_FREIRE/PedagogiadoOprimido-P%5B1%5D.Freire.pdf>


- Política e Educação
<http://www.bibliotecadafloresta.ac.gov.br/biblioteca/LIVROS_PAULO_FREIRE/PoliticaeEducacao-P%5B1%5D.Freire.pdf>


- Professora sim, Tia não
<http://www.bibliotecadafloresta.ac.gov.br/biblioteca/LIVROS_PAULO_FREIRE/Professora_sim,_Tia_nao.pdf>

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Abrigagem em pauta


Técnicos da Faders e da Fundação de Proteção Especial participaram de encontro na última terça-feira (31/03) debatendo sobre Abrigagem. A atividade faz parte de uma parceria institucional que busca garantia de políticas públicas para pessoas com deficiência em diferentes espaços sociais.


Desta forma a Faders busca a consolidação de seu papel institucional. Na foto, assessoria da saúde e da educação com técnicos da FPE.