segunda-feira, 4 de maio de 2009

Fórum mobiliza região




A plenária do Fórum de da Política Pública da Pessoa com Deficiência e com Altas Habilidades, ocorrida entre os dias 29 e 30 de abril mobilizou centenas de pessoas em Bento Gonçalves.

Além das palestras sobre acessibilidade, garantia de direitos e educação ambiental, o evento contou com a definição de ações estratégicas para a região referente à implantação de políticas públicas inclusivas.

O Fórum, ocorre desde 1999, organizado pela FADERS, e é o espaço de participação direta da comunidade gaúcha e tem por finalidade o acompanhamento e a fiscalização das políticas públicas. A 73ª Plenária do Fórum foi uma promoção da FADERS, em parceria com o Ministério Público Estadual e Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves.

O coordenador do Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos do Ministério Público, promotor Francesco Conti explanou sobre o papel do MP na garantia de direitos. “Temos um aparato de leis e decretos que precisam estar centro de nossas ações.”

A Assistente Social Angélica Nunes trouxe importantes reflexões sobre acessibilidade e inclusão. “Precisamos desmistificar o protagonismo e a invisibilidade das pessoas com deficiência”.

Jorge Amaro abordou sobre educação ambiental na perspectiva dos direitos humanos. “A educação ambiental é uma ferramenta de disseminação de uma cultura para paz que valoriza a diversidade humana sob todos seus aspectos.”

Cláudio Petrucci, diretor-presidente da Faders destacou “o fórum é o instrumento de controle e de participação. É necessário que todos atuem de forma direta e ajudem a consolidar as políticas públicas.”
Participaram da Plenária o prefeito Roberto Lunelli e o presidente do Conselho das Pessoas com Deficiência Paulo Kreff.
* Na foto, equipe da Educação com o prefeito Lunelli.

Nenhum comentário:

Postar um comentário