sábado, 28 de março de 2009







Com uma parceria entre a FADERS e a Prefeitura Municipal de Agudo, ocorreu nos dias 25 e 26 de março a 72ª Plenária do Fórum Permanente da Política Pública Estadual para Pessoas com Deficiência e Pessoas com Altas Habilidades, nas dependências do Clube Centenário. O Fórum oportunizou aos municípios um momento de discussão, conhecimento, pesquisa e principalmente troca de experiência entre as cidades da região.

Capacitação
No primeiro dia, três palestras abrilhantaram os mais de 300 participantes. Jorge Amaro, biólogo e assessor técnico da educação explanou sobre educação ambiental e inclusão social. Segundo ele, “mais do que conscientizar para a preservação do planeta e dos diferentes ecossistemas, tem que sensibilizar as pessoas para valorização da vida humana.” Já a promotora da comarca de Agudo, Dra. Daniela Sudbrack Gaspar Raiser destacou que “os direitos sociais estão garantidos e possuem instrumentos legais para sua real garantia. Mas é necessário que as pessoas se mobilizem e cobrem isto de seus gestores.” A palestra final ficou por conta de Angélica Nunes e Vera Negrini, que explanaram sobre acessibilidade universal e cidadania. “A construção da cidadania é reflexo da atuação das pessoas como protagonistas”. Salas Temáticas Além de palestras, o evento contou com salas temáticas onde foram debatidos políticas públicas e ações nas áreas da educação, cultura, turismo, esporte, lazer, saúde, trabalho e assistência social e cidadania.
Sala de Gestores
Na sala foi abrodado a importância da inclusão da garantia de recursos para efetivação e implementação das políticas públicas inclusivas a partir do plano plurianual e da lei de diretrizes orçamentárias.

Depoimentos
O prefeito de Agudo, Ari Alves da Anunciação destacou a importância da relação da FADERS com os municípios. “Estamos felizes com esta iniciativa er sempre seremos parceiros. Inclusive estaremos implementando políticas públicas e aperfeiçoando nossas ações.” O Diretor presidente da FADERS, Cláudio Petrucci destacou a mobilização regional “é desta forma que consolidaremos uma política pública eficiente e que atenda os anseios das pessoas com deficiência e com altas habilidades. Que o exemplo de Agudo se espalhe pelo estado, pois somente com parceria e participação que se consolida nosso papel institucional.”
Atrações Culturais
O Grupo de Danças da APAE de Agudo e o Grupo de Teatro de Restinga Sêca abrilhantaram o evento com belíssimas apresentações, que emocionaram os participantes.
Resultados
- Participaram do Fórum 300 pessoas, representando 17 municípios, correspondendo a 49% da região;
- Prioridades regionais por áreas: Educação – capacitação (38%), salas de recursos (31%), equipamentos (15%), acesso no entrono (85) e estrutura (8%); Trabalho – Comissão regional de emprego (34%), qualificação profissional (33%) e captação de vagas (33%); Saúde – articulação entre os municípios (50%), capacitação (25%) e prevenção (25%). Cidadania e Assistência Social – Beneficio de Prestação Continuada Escolar (34%), transporte acessível (33%) e habitação de interesse social (33%).

Quem esteve prestigiando o evento foi o diretor do Departamento de Cidadania e Direitos Humanos da SJDS, Plínio Zalewski.

Nenhum comentário:

Postar um comentário