segunda-feira, 16 de março de 2009

Convênio vai proporcionar capacitação com foco na conservação ambiental


Com o foco na promoção do consumo consciente, na geração de renda, na preservação dos recursos naturais e na gestão ambiental local, foi firmado, na manhã da sexta-feira (13) em Osório, convênio entre o Estado, através da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e a ONG Nordestão, com interveniência do município de Osório. O projeto Responsabilidade Ambiental: Mudando Conceitos e Atitudes irá beneficiar os municípios de Osório, Torres, Maquiné, Balneário Pinhal e Mostardas, onde ocorrerão cursos e oficinas destinadas à comunidade e aos alunos da rede municipal destas cidades. O convênio atingirá, ainda, outros 16 municípios do Litoral Norte.

A Faders esteve representada no ato pela Gestora Educacional Miriam Wornicow D’Ávila Garcia e os assessores técnicos de educação Clarissa Beleza e Jorge Amaro.

A formação e capacitação de representantes dessas cidades e com a comunidade escolar, o governo do Estado pretende aumentar a “rede de proteção”, utilizando como instrumento a educação ambiental. A intenção é iniciar um processo sólido de mudança de conceitos e atitudes nas localidades envolvidas. “Apostar na conscientização das crianças, no trabalho de agentes multiplicadores e em ações socioeducativas é um dos melhores caminhos para conciliarmos a geração de emprego e renda com a preservação e conservação ambiental”, destacou o secretário estadual do Meio Ambiente, deputado Berfran Rosado.

Berfran defendeu, ainda, a intensificação do processo de descentralização da gestão ambiental para que se alcance mais eficiência no trato com o meio ambiente. “Os municípios devem se qualificar para assumir a gestão local, o que é, na verdade, um direito das cidades e de sua população. Nesta linha, o prefeito de Osório, Romildo Bolzan Júnior, informou sobre as ações que o município tem desencadeado e de como assumiu as políticas públicas para a área. “Quanto mais os municípios se envolverem e se comprometerem com a preservação dos recursos naturais, mais ganham suas populações”, afirmou o prefeito, para quem o governo deve continuar empreendendo ações como a assinatura deste convênio.

A coordenadora do programa Pró-Mar-de-Dentro, Maria Elisabete Ferreira, apresentou o planejamento para a execução das atividades, que têm origem na Consulta Popular 2007, em demanda aprovada pelo Corede Litoral.

O evento seguiu na parte da tarde com explanações sobre as temáticas que vão envolver a aplicação do projeto, entre elas gestão ambiental local, ecossistemas de unidades de conservação e monitoramento de turismo em áreas protegidas. Durante todo o dia, na Câmara de Vereadores de Osório, estiveram presentes mais de 200 pessoas de 23 instituições e 25 municípios da área de abrangência do Programa Pró-Mar-de-Dentro, que conduzirá o desenvolvimento do Responsabilidade Ambiental.
Para Miriam Wornicow, “nossa participação reforça os laços de parceria que estabelecemos na proposta de trabalharmos a educação ambiental na perspectiva da inclusão.”

Na foto, assessoria técnica da educação - Faders com o Secretário de Meio Ambiente Berfran Rosado.

Fonte: ASSECOM SEMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário